sexta-feira, 29 de maio de 2009

Selecção de 3 REAs

Actividade proposta no âmbito da UC "Materiais e Recursos para E-Learning" do curso MPEL, da UA.

O critério geral que presidiu à selecção dos REAs, que apresento de seguida, foi a recolha de um conjunto de recursos que possam ser explorados de forma articulada no desenvolvimento de uma aula de Electrotecnia, dedicada ao conteúdo curricular "Indução Electromagnética".

1.º REA

É um vídeo que, em situação de aula, tem a função de introduzir e contextualizar o conteúdo a leccionar e simultaneamente servir de elemento motivador para a aprendizagem.
Encontra-se disponível em http://www.youtube.com/watch?v=KCTyvDuDdD8.



Critérios de selecção deste REA

- Sendo um filme, é um recurso que normalmente motiva os alunos e estimula à aprendizagem;
- É um recurso didáctico com a particularidade de introduzir os conceitos e fenómenos electromagnéticos a explorar no desenvolvimento da aula;
- É um recurso que contextualiza a temática a abordar em situações reais.

2.º REA

É uma simulação laboratorial que se destina a apoiar:
- o professor na explanação dos conteúdos durante o desenvolvimento da aula;
- os alunos na assimilação dos conceitos, leis e fenómenos da indução electromagnética.

Este recurso encontra-se disponível em: http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Faradays_Electromagnetic_Lab ou directamente em http://phet.colorado.edu/sims/faraday/faraday_pt.jnlp


Critérios de selecção deste 2.º REA

- Permite a simulação de experiências que ajudam à compreensão dos conceitos, leis e fenómenos electromagnéticos;
- Torna mais aprazível a explicação do professor;
- A simulação facilita a assimilação da aprendizagem e a observação dos procedimentos de execução e resultados pretendidos na realização do trabalho prático, em situação real no laboratório de Electricidade.

- Este recurso se for utilizado em conjunto com um quadro interactivo tem fortes potencialidades para promover a participação e interactividade do aluno na aula.

3.º REA

É um recurso destinado ao trabalho individual ou em grupo dos alunos, para consolidação dos conhecimentos transmitidos durante a aula, revendo os conceitos e aplicando-os ao ritmo da sua aprendizagem. Os exercícios de aplicação propostos neste REA promovem a auto-avaliação do alunos e avaliação formativa com feedback instantâneo para o aluno.

Este recurso está disponível com uma licença Creative Commons em: http://www.archive.org/details/AP_Physics_B_Lesson_41 ou directamente em http://ia311216.us.archive.org/3/items/AP_Physics_B_Lesson_41/Container.html

Critérios de selecção deste 3.º REA
- Promove a auto-aprendizagem do aluno, permitindo ritmos diferenciados;
- A proposta de resolução de exercícios dá ao aluno o feedback da sua aprendizagem;
- É auto-formativo na medida em que informa o aluno do resultado da resolução dos exercícios propostos e apresenta a sua correcta resolução.

Adaptação dos REAs
O 1.º e 2º REA não carecem de adaptação. Quanto ao 3.º REA também não é necessária qualquer adaptação se atendermos à interdisciplinaridade entre as disciplinas de Electrotecnia e Inglês. Contudo, tendo em conta as dificuldades sentidas ao nível do Inglês, a tradução para Português é recomendável.

Utilização dos REAs em contexto de aprendizagem

Estes três REA foram seleccionados para serem utilizados de forma articulada numa aula de 135minutos.

1.º REA

Visualização do vídeo no início da aula, para uma primeira abordagem ao conteúdo curricular e motivação dos alunos da turma para o seu estudo.

2.º REA

Numa primeira fase, este REA apoiará a explicação do professor à turma, permitindo-lhe realizar um conjunto de experiências que ajudam à compreensão dos conceitos, fenómenos e leis da indução electromagnética. A utilização deste REA será optimizada se usado em conjunto com o quadro interactivo permitindo aos alunos participar e inteagir no desenvolvimento da explicação.

Numa segunda fase, partindo do pressuposto que cada grupo de alunos dispõe de um computador onde possa ser instalado este REA, servirá de ferramenta de simulação à resolução de uma ficha de trabalho preparatória à realização de u mtrabalho prático em laboratório real.

3.º REA

O visionamento deste REA pelos alunos, individualmente ou em grupo, permitirá a revisão, consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução dos problemas propostos. A interacção do aluno com este REA permite-lhe a auto-avaliação.

Estes REA disponibilizados numa plataforma de e-learning, ou nos seus endereços de origem, permitem aos alunos rever os conhecimentos transmitidos na aula, adequando o estudo ao seu ritmo de aprendizagem.

1 comentário:

  1. Olá Rui :-),

    Diz que vai usar estes REAs articuladamente numa aula de Electrotecnia para trabalhar a Indução Electromagnética, mas não indica como irá fazê-lo. Não precisa detalhar muito, mas é importante que precise, em linhas gerais, o que os alunos vão fazer com eles - que tipo de actividade, tarefas, etc. Pode editar o post e adicionar estes aspectos, que são referentes ao ponto 3.

    Depois de o fazer, pode apagar o meu comentário.

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