quinta-feira, 18 de junho de 2009

4.ª actividade MREL - Criar um REA em formato áudio


Designação: Riscos Eléctricos





Público Alvo: alunos do curso CEF - Electricista de Instalações


URL: http://rg-mpel.podomatic.com/

Breve descrição
Este podcast suscita uma reflexão e alerta para os perigos a que estamos sujeitos, quando utilizamos a diversidade de equipamentos eléctricos que hoje temos ao nosso dispor. Enuncia alguma causas para os acidentes de origem eléctrica e explica o que é o choque eléctrico e em que circunstâncias ocorre. É o ponto de partida para a pesquisa e exploração de outros tópicos de abordagem sobre a segurança nas instalações eléctricas.

Objectivos/competências
- Conscencialização para a necessidade de respeitarem as normas e regras de segurança a observar nas instalações eléctricas.
- Identificar as causas dos riscos eléctricos no sentido de as evitar
- Conhecer os efeitos da corrente eléctrica no corpo humano
- Enunciar as medidas de protecção e segurança contra riscos eléctricos
- Saber como proceder perante um acidente de origem eléctrica.

Detalhes de utilização numa situação de aprendizagem:
O podcast será disponibilizado na página moodle da escola, na disciplina CEF- Electricista de Instalações, num tópico intitulado "Riscos Electricos", onde constará a descrição do contéudo do REA e o respectivo link para os alunos que estejam interessados fazerem o download.
Nesse mesmo tópico serão abertos quatro fóruns de discussão para cada um dos temas sugeridos na audição do REA áudio. Nesses fóruns os alunos vão introduzindo a informação que vão seleccionando, de modo a alargar a discussão aos outros grupos que podem comentar, corrigir e acrescentar outras informações. Decorrido o período de realização da pesquisa os grupos elaboram um documento síntese que devem publicar na página moodle, blogue ou wiki, de acordo com as prefências dos elementos do grupo.

Avaliação
A avaliação basear-se-á na apreciação do conteúdo do documento final e na pertinência dos posts inseridos nos diferentes fóruns.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário