segunda-feira, 20 de abril de 2009

Figura de referência no EAD - II

A minha segunda escolha recai sobre uma personalidade da actualidade: Arnaldo Santos autor e co-autor de vários livros e de numerosos artigos e comunicações na área do ensino a distância, do bLearning e do eLearning e da gestão da formação.
Pertence à estrutura de Gestão da PT Inovação, onde desempenha os cargos de responsável pelo Departamento de “Aplicações na área da Formação”, e de Gestão do Negócio de eLearning.
Responsável pela especificação e coordenação do desenvolvimento de vários suportes pedagógicos em formato multimédia - conteúdos para eLearning.
Gestor e orientador de vários estágios de investigação e de desenvolvimento na área da gestão de conhecimento, comunidades de aprendizagem distribuídas e da formação ao longo da vida.
Docente convidado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e do Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa.
Sugiro a leitura de alguns artigos no site que indico.

domingo, 19 de abril de 2009

Figura de referência no EAD - I


Refiro o Prof. Dr. Börje Holmberg um pioneiro na investigação do EaD. Defensor da Teoria da Conversação Didáctica Guiada. Centra a sua análise na interpersonalização do processo de ensino a distância defendendo que a relação pessoal com o aluno é fundamental para a motivação podendo ser o EAD um complemento àquele pré requesito.
Börje Holmberg, nasceu em 1924, em Malmö, na Suécia. Estudou Inglês, Alemão, Línguas Românicas e da Educação na Universidade de Lund, onde se doutorou, em 1956. Em 1956, Börje Holmberg foi Director educacional de Hermods na Suécia a maior organização do ensino à distância da Europa. Em 1966 foi nomeado Director Geral da Fundação Hermods e renunciou ao cargo quando o governo sueco assumiu Hermods em 1975. Em 1976, Börje Holmberg foi professor de metodologia da educação à distância e Director do Instituto FernUniversität de Investigação em educação à distância em Hagen, Alemanha, onde permaneceu no cargo até à reforma, no final de 1990.
Desde o tempo na Hermods, Börje Holmberg publicou estudos sobre a educação à distância, três monografias, diversos livros e artigos para revistas da educação.
Após sua reforma do FernUniversität Börje Holmberg continuou a contribuir para a investigação e o debate sobre o educação à distância, por exemplo, com os artigos "Open Learning" e "Epistolodidaktika". Participou no planeamento de uma nova Universidade de Ensino à distância de ciências aplicadas na Alemanha. Agora é reitor da presente, a "Private FernFachhochschule Darmstadt" 1994-2001.
Börje Holmberg, foi galardoado com o grau Doutor Honoris Causa pela Universidade Deakin na Austrália e pela Open University, no Reino Unido. Ele é membro do Kungliga Fysiografiska Saellskapet i Lund, uma academia de ciências fundada em1792, é um cavaleiro da Royal Order of Vasa, na Suécia, bem como da Ordem White Rose na Finlândia.

O que é para mim o Ensino à Distância?

Para mim, o ensino à distância significa "Aprender em qualquer lugar e em qualquer momento".

O ensino à distância (EAD) constitui uma solução flexível para colmatar défice de formação e para promover a actualização dos conhecimentos.

Em termos gerais direi que o EAD é um processo educativo com métodos, técnicas e recursos próprios, promotor da auto-aprendizagem, que recorre a um conjunto de meios tecnológicos, nomeadamente às tecnologias da comunicação, para transmitir o conhecimento, anular as distâncias, vencer barreiras temporais e sociais, e que pode responder a estilos e ritmos diferentes de aprendizagem.

Boas Vindas

O Blog da minha aprendizagem